quinta-feira, 10 de setembro de 2009

OS MALES DA ACNE GRAVE

Ela pode aparecer de repente e o incômodo inicial pode não ser dos piores, porém aqueles simples e inofensivos cravos e espinhas podem ser o início de um caso de acne grave. O problema, que acomete cerca de 80% da população entre 13 e 18 anos, passa os limites da estética e é considerada uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS). As cicatrizes também vão além da aparência: auto-estima baixa, alterações de humor, timidez e depressão tornam a vida de quem tem o rosto cheio de cravos e espinhas num martírio diário.
Segundo a dermatologista Ediléia Bagatin, professora do Departamento de Dermatologia da UNIFESP, a acne grave é caracterizada por lesões inflamatórias, nódulos, cistos, concentrados no tronco e na face. “As lesões são dolorosas, profundas e muitas vezes drenam pus”, afirma a especialista. Casos mais severos e felizmente mais raros podem ser acompanhados de febre, dor articular e leucocitose, que é um aumento do número de glóbulos brancos no sangue.

O tratamento deve ser precoce e bem orientado, independente da idade. É importante buscar a ajuda de um dermatologista, o único profissional capacitado para indicar os melhores tratamentos para cada caso. “Existem diferentes tratamentos, só locais, por via oral ou combinados. A escolha depende do grau da doença e só o dermatologista poderá indicar a opção mais adequada para cada caso”, explica a Ediléia.
Como em qualquer outro, o tratamento da acne deve ser levado a sério e cumprido até o fim. “Filtro solar e hidratantes do tipo oil-free são indispensáveis. Uma alimentação saudável, de preferência de baixo índice glicêmico com alimentos que não elevam a taxa de açúcar no sangue muito rápido, também pode contribuir para um resultado satisfatório”, conclui a dermatologista. Seguindo as orientações corretas, é possível tornar o sonho da pele perfeita realidade.
Ajuda na internet
Para ajudar jovens acometidos pelas espinhas e seus pais, o projeto Cucas (Companheiros Unidos Contra a Acne - http://www.cucas.com.br/) oferece em seu portal todas as informações necessárias para ajudar na luta contra a acne. No site, por meio de um cadastro, é possível conferir os mitos e verdades sobre a doença e trocar experiências com outros adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.