terça-feira, 6 de setembro de 2011

SALVE, SALVE 07 DE SETEMBRO!

BOM FERIADO A TODOS!
VAMOS ENTENDER E RESPEITAR O NOSSO HINO NACIONAL, HOJE E SEMPRE.

O Hino Nacional Brasileiro não só tem uma das melodias mais lindas do mundo como também tem uma letra poética tão rebuscada e bonita que dá até orgulho (era a idéia original, não?)

Acontece que, para muitos, o Hino Nacional não empolga por ter letra complexa, que exige esforço para ser entendida. Aparentemente “esforço” cansa demais.
O jornalista Aldo Pereira, escreveu um livro sobre o Hino Nacional (“O Hino Nacional Brasileiro”) onde propõe que sua letra seja lida na ordem direta para uma melhor compreensão. Ele fez, também, um glossário com as palavras menos conhecidas.


 Na ordem direta
-As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heróico, e, nesse instante, o sol da Liberdade brilhou, em raios fúlgidos, no céu da Pátria.
-Se conseguimos conquistar com braço forte o penhor desta igualdade, em teu seio, ó Liberdade, o nosso peito desafia a própria morte!
-Ó Pátria amada, idolatrada, salve! salve!
-Brasil, se a imagem do Cruzeiro resplandece em teu céu formoso, risonho e límpido, um sonho intenso, um raio vívido de amor e de esperança desce à terra.
-És belo, és forte, impávido colosso, gigante pela própria natureza, e o teu futuro espelha essa grandeza.
-Ó Pátria amada, Brasil, [apenas] tu, entre outras mil [terras], és terra adorada!
-Pátria amada, Brasil, és mãe gentil dos filhos deste solo!
-Ó Brasil, florão da América, deitado eternamente em berço esplêndido, ao som do mar e à luz do céu profundo, fulguras iluminado ao sol do Novo Mundo!
-Teus campos lindos, risonhos, têm mais flores do que a terra mais garrida; [e assim como] "nossos bosques têm mais vida," [também] "nossa vida" no teu seio [tem] "mais amores".
-Ó Pátria amada...
-Brasil, o lábaro estrelado que ostentas seja símbolo de amor eterno, e o verde-louro dessa flâmula diga: - Paz no futuro e glória no passado.
-Mas, se ergues a clava forte da justiça, verás que um filho teu não foge à luta, quem te adora não teme nem a própria morte.
-Terra adorada...

Glossário


•Margens plácidas - "Plácida" significa serena, calma. Esse é o tom desses versos. Ao contrário do hino de outras nações, o nosso não fala em guerras

•Ipiranga - É o riacho junto ao qual D. Pedro I teria proclamado a independência. O Ipiranga nasce junto ao zoológico da cidade de São Paulo

•Brado retumbante - Grito forte, que provoca eco

•Penhor - Usado de maneira figurada, "penhor desta igualdade" é a garantia, a segurança de que haverá liberdade

•Imagem do Cruzeiro resplandece - O "Cruzeiro" é a constelação do Cruzeiro do Sul, que brilha, ou resplandece, no céu

•Impávido colosso - "Colosso" é o nome de uma estátua de enormes dimensões. Estar "impávido" é estar tranqüilo, calmo

•Mãe gentil - A "mãe gentil" é a pátria. Um país que ama e defende seus "filhos", os brasileiros, como qualquer mãe

•Florão - "Florão" é um ornato em forma de flor usado nas abóbadas de construções grandiosas. O Brasil seria o ponto mais importante e vistoso da América

•Garrida - Enfeitada, que chama a atenção pela beleza

•Lábaro - "Lábaro" era um antigo estandarte usado pelos romanos. Aqui é sinônimo de bandeira

•Clava forte - Clava é um grande porrete, usado no combate corpo-a-corpo. No verso, significa mobilizar um exército, entrar em guerra

VALEU, BRASILLLLLL...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.